Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Postado por: ISABELLE CRISTINA DA SILVA BENA

Quem visitar o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 25 e 27 de outubro, poderá conhecer os produtos e serviços das empresas incubadas RobôGeeks e Oficina de Inventor no estande da PIME montado no local.

A Semana foi aberta nesta quarta-feira, pela manhã, pelo governador Reinaldo Azambuja e contou com demais autoridades políticas e do meio acadêmico e cientifico. De acordo com o governador, discutir ciência, tecnologia e inovação são o futuro para que haja avanços em políticas públicas e desenvolvimento social no Mato Grosso do Sul.

Instituto de Ciência e Tecnologia

Durante a abertura da SNCT, o Governo do Estado anunciou parceria com o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq) para implantar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) no parque tecnológico da UCDB – com cronograma de execução até 2020. O projeto é orçado em R$ 7 milhões. Do total de recursos, R$ 3,5 milhões são da do Governo do Estado/Fundect e a outra metade do CNPq.

Delegacia Virtual

Também durante a SNCT, o Governo do Estado, por meio da Sejusp, assinou termo de cooperação com a UFMS para implantar o Posto de Atendimento da Delegacia Virtual no campus da universidade em Campo Grande. O serviço já está em funcionamento através de um totem, colocado ao lado da reitoria, que servirá de posto de atendimento e recebimento de registros de ocorrências sem a necessidade da presença de policiais

O projeto da delegacia virtual surgiu na UFMS. Para o reitor, professor Dr. Marcelo Turine, a iniciativa de implantação deste posto de atendimento é um exemplo de inovação e visa facilitar o acesso da comunidade a serviços já oferecidos pela Polícia Civil no ambiente virtual, porém por meio de um posto de autoatendimento.

É a primeira vez que esse tipo de serviço é oferecido no Brasil, permitindo o registro de Boletins de Ocorrência On line; Registro de Denúncia; Consulta de Veículos e Consulta de Documentos. 100 mil moradores de bairros próximos à universidade e 13 mil professores, servidores e alunos da instituição serão beneficiados diretamente.

.