UFMS participa do Índice de Universidades Empreendedoras.

Postado por: Danilo Vegini De Matos Matos

Alunos participam de ranking para melhorar a nossa universidade

O índice visa levantar iniciativas e o perfil empreendedor de cada Universidade e irá traçar melhorias para cada uma.

No universo acadêmico, é comum que estudantes universitários busquem aplicar de formas inovadoras aquele conhecimento adquirido. No entanto, muitas vezes ocorre desmotivação por não existir estímulos corretos que levem os estudantes para esse caminho. As universidades brasileiras ainda carecem de estruturas que possam alavancar a qualidade da aprendizagem. Diante dessa necessidade, um grupo de estudantes resolveu se unir para trazer uma característica que eles consideravam crucial para essa mudança: o empreendedorismo. O Índice de Universidades Empreendedoras, é um projeto que tem como objetivo principal identificar as práticas e iniciativas empreendedoras das Instituições de Ensino Superior (IES). A elaboração deste índice, liderada pela Brasil Júnior, conta com a participação de todos os estados do país e mais de 80 universidades no ano de 2017. Apoio como o Ministério da Educação (MEC) e a Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF) estão sendo de grande ajuda para elaborarmos um trabalho cada vez melhor.

Os eixos que são mapeados em cada Universidade são: cultura empreendedora, inovação, extensão, capital financeiro, internacionalização e infraestrutura. No Universidade Empreendedoras de 2016, as universidades destaques em cada um dos eixos variam em regiões como o nordeste (a exemplo da UFRPE e UFC) e sudeste (como a USP, UNICAMP e PUC RIO) e foram disponibilizados também no estudo cases de sucesso das universidades analisadas.

O estudo que tem a etapa de pesquisa, coleta de documentação e mensuração de resultados, está na fase inicial com a divulgação da Pesquisa de Percepção, para entender como os universitários enxergam seus locais de estudos, quais as oportunidades que são dadas a ele, e quais são os potenciais de melhorias. Cada Universidade irá receber um estudo, com detalhes sobre cada número e possíveis ações para tentar debater sobre essas mudanças.

A embaixadora da UFMS, Drienne Moreira Pazin, graduanda de Engenharia de Produção do Campus de Três Lagoas, disse que é muito gratificante representar a Universidade em um Índice de tamanha importância e ressalta o papel de todos os alunos para a construção do mesmo, “A UFMS participa pela primeira vez do índice, e precisamos ver e avaliar nossos resultados em comparação à outras universidades.”

Fontes:
Klynsmann Bagatini